11 de dezembro de 2016

[as minhas] 10 montanhas

Há qualquer coisa que nos torna mais humildes junto às montanhas.
Apesar de já praticamente todos os cumes de todas as montanhas do mundo terem sido conquistados, elas mantém sempre uma certa indomabilidade, algo que nos lembra de como somos apenas uma pequena parte da paisagem.
Seja para escalar ou para ficar hipnotizado só a olhar para elas, cá estão aquelas que são para mim as montanhas mais espectaculares do mundo.

10. Huayna Pichu | Peru
O Huayna Pichu, nos Andes, está sempre envolto num misticismo muito próprio, seja pelas omnipresentes brumas a balouçar à sua volta, seja por se situar junto às mais famosas e misteriosas ruínas do império Inca.
Não é uma montanha difícil de subir (para isso ajudam os intermináveis sets de degraus) mas é preciso ter em conta que só o podem fazer um número limitado de pessoas por dia.


9. Grand Teton| USA
As montanhas Teton fazem parte da cordilheira das Montanhas Rochosas que se estende desde o Alaska ao Mexico. Esta zona de montanhas, vales, lagos, rios e céus infinitos alberga uma grande diversidade de vida selvagem.


8. Parinacota | Chile
O vulcão Parinacota é um dos vulcões mais fotogénicos que já vi. Junto com o seu gémeo, Pomerape, situa-se no Parque Nacional Lauca, no Chile, junto à fronteira com a Bolívia. Não parece, mas tem 6348m de altitude. É que para olhar para ele já é preciso estar aclimatizado aos 4500m do Altiplano.


7. Tre Cime di Lavaredo | Itália
Os três picos de Lavaredo são os picos mais famosos das Dolomites de Sesto, nos Alpes italianos. Esta é uma zona fronteiriça por excelência que foi palco de grandes confrontos durante a 1ª Guerra Mundial. O mais alto dos 3 picos tem perto de 3000m de altitude.


6. Licancabur | Bolívia - Chile
Por falar em zonas fronteiriças, o vulcão Licancabur, marca a fronteira entre o Chile e a Bolívia. Visto do Chile este vulcão domina a paisagem maravilhosamente árida e vermelha do Vale da Lua, no deserto de Atacama, mas a minha perspectiva preferida fica do lado da Bolívia, junto à Lagoa Verde.


5. Machapuchare | Nepal 
Mais conhecido por “Fish Tail” devido à sua forma espectacular, o Machapuchare localiza-se junto aos Annapurnas, a poucas dezenas de quilómetros de Pokhara, no Nepal. Esta é uma montanha sagrada dedicada ao deus Shiva, e como tal, é talvez a única montanha dos Himalaias que nunca foi escalada.


4. Matterhorn | Suiça
Uma das montanhas mais míticas de sempreo Matterhorn, com as suas formas trigonométricas perfeitas, tornou-se símbolo dos Alpes. 
É muito procurado por todo o tipo de amantes de montanhas e é uma das montanhas mais fotografadas do mundo.


3. Fitz Roy | Argentina
Perto de El Chalten, na Patagónia Argentina, encontramos o Pico FitzRoy
O Cerro Chaltén, como é conhecido localmente, é uma “montanha fumegante” que se incendeia todas as manhãs. Muitas vezes é difícil apreciá-lo devido à meteorologia imprevisível e instável da Patagónia. Mas vale muito a pena tentar.


2. Everest | Tibete - Nepal
A montanha mais alta do mundo é também a mais hipnótica, chamando a si, todos os anos, muitos alpinistas com o intuito de lhe conquistar o cume.
No Nepal chamam-lhe Sagarmatha, no Tibete é Chomolungma, o Everest é a Mãe de todas as Montanhas e a vista da sua North Face é, de certeza, uma das vistas mais imponentes do planeta Terra.


1. Pico | Açores, Portugal
Ande lá eu por onde andar, este Pico no meio do Atlântico, com o seu cheirinho a mar e com as suas mudanças de humor, ora alegre nos primeiros raios de sol, ora fechado no meio das nuvens, tem lugar cativo no topo desta lista e é a (minha) montanha mais bonita do mundo.


Sem comentários: