5 de agosto de 2016

vilas italianas [mais ou menos] perto do mar

Começa o mês de Agosto e eu começo a pensar em férias no Mediterrâneo. 
É assim todos os anos.

Mais concretamente no Mediterrâneo italiano.
Quem não gosta daquele espírito boémio do “dolce far niente”, da boa vida, do sol a escaldar, dos passeios de barco num mar azul-turquesa até onde a vista alcança, das descobertas culturais rodeadas de arquitectura renascentista, das noites quentes, da boa comida, tudo no ambiente sensual, vintage e por vezes decadente em que os italianos, no seu cantinho à beira do Mediterrâneo plantado, se tornaram especialistas, como ninguém.

Deixo aqui algumas vilas italianas espectaculares, umas mais perto do mar, outras mais longe, mas todas capazes de nos arrebatar. 


Porto Cervo | mais perto
Esta vila exclusiva da Sardegna foi fundada apenas nos anos 60 pelo príncipe magnata Aga Khan e é o principal porto da Costa Smeralda. A vila é um dos destinos turísticos mais prestigiados do mundo, respira luxo e é conhecida por ser um dos retiros preferidos do jet set internacional.
E claro, nos arredores encontramos as mais oníricas spiaggias do mare nostrum.


Tropea | mais perto 
Tropea é uma vila no litoral da Calábria. Situa-se num segmento de costa do Mar Tirreno designado por Costa dos Deuses, que vai alternando entre falésias dramáticas e praias de areia branca, sempre com uma água maravilhosa e transparente a acompanhar. Tem um centro histórico pitoresco empoleirado no penhasco e é o ponto de partida perfeito para incursões às ilhas Eolie, na Sicília.  


Siena | mais longe
Siena, na Toscana, não é propriamente uma vila, é uma cidade com um centro histórico apaixonante, de tradições muito bairristas e palco de uma das corridas de cavalos mais alucinantes do planeta, Il Palio. Este é um dos meus cantinhos preferidos de Itália e quando estou por lá parece sempre que todos os meus caminhos vão dar a Siena. 


Riomaggiore | mais perto
Riomaggiore faz parte das ultra-fotogénicas Cinqueterre na costa da Liguria. Uma sucessão de casinhas altas e estreitas de paredes amarelas, cor-de-rosa e laranja, pontuadas por janelas verdes que vão subindo colina acima. Esta vila piscatória é um festim de cores vivas a contrastar com o azul do mar. 


Matera | mais longe
As ruas de Matera, no interior da província de Basilicata, no sul da Itália, só enchem para a "passegiata" por volta das 18h, quando as famílias, vizinhos e comadres se juntam para a coscuvilhice diária. Também é por volta das 18h que começa o espectáculo do entardecer nas "sassi", as casas escavadas na rocha que parecem ir mudando de cor à medida que o sol mergulha no horizonte desta vila cinematográfica.


Portofino | mais perto
A vegetação luxuriante que garante privacidade aos jardins das casas apalaçadas dá o mote para o ambiente de uma das vilas mais exclusivas do litoral italiano, na província da Liguria.


Bologna | mais longe
Bologna, na Emilia-Romagna, outra cidade com um centro histórico cativante: as suas icónicas 2 Torres, os seus pórticos românticos, o seu Duomo dramaticamente inacabado e a sua cor vermelha. Um must para os fãs de arquitectura e para os foodies que por aí andam, ou não fosse esta cidade a capital gastronómica de Itália.


Ostuni | mais perto
Ostuni é uma das vilas mais bonitas da Puglia. As casinhas brancas no topo da colina parecem dispostas em cascata, com vista para uma paisagem campestre repleta de oliveiras e para o Mar Adriático a cintilar a poucos quilómetros de distância.


S. Gimignano | mais longe
Esta pequena vila na Toscana, que hoje é provavelmente a vila mais visitada de toda a Itália, era uma cidade próspera no séc XIII. Na altura a prosperidade media-se em altura, por isso, nesta Manhattan medieval era especialmente importante ter uma torre mais alta que o vizinho.


Taormina | mais perto
Taormina é um dos destinos mais cobiçados da Sicília, uma vila localizada à beira de um penhasco com praias lindíssimas, ruínas romanas e uma vista espectacular para o Monte Etna. 


Portovenere | mais perto
Portovenere, o Porto de Venus, remonta ao tempo dos romanos e fica numa península rochosa no Golfo dos Poetas. Era uma paragem obrigatória nas rotas dos navegadores genoveses e uma vila popular entre escritores como Lord Byron. Com o seu pequeno porto de casas coloridas e ruas estreitas que sobem até ao castelo é uma vila maravilhosa para visitar no Verão.



Let's go!

Sem comentários: