21 de junho de 2013

El Camino del Rey

O desfiladeiro de los Gaitanes é famoso pelo caminho pedonal impossivelmente suspenso nas paredes do seu Canyon, em alguns pontos a mais de 100m de altura.
As obras de construção deste caminho começaram - sabe-se lá como - em 1901 para dar acesso a uma central, parte de um plano de aproveitamento hidroeléctrico da região. E o Camino acabou por ficar conhecido por Camino del Rey ao ter sido percorrido pelo próprio Rei Afonso XIII, vinte anos depois, na altura da inauguração das barragens.

O acesso ao Camino del Rey, que entretanto se foi deteriorando ao longo do século XX, está cortado oficialmente desde 2000, ano em que ocorreram três acidentes fatais. Mas desde então foi instalada uma via ferrata e na prática o Camino del Rey continua a ser percorrido por pessoas que tenham acesso a equipamento de escalada, experiência ou um guia que conheça o local, e muito importante, que não tenham vertigens.

Será este o caminho mais perigoso do mundo?... Não importa.
É certamente impróprio para cardíacos!
Não quis acreditar quando me pus a caminho, nem quando no final me vi a descer uma parede de 60 m em rapel. 







 







Sabemos que está planeada uma reabilitação profunda do Camino, que neste momento está em stand by por motivos económicos.

Essa reabilitação, apesar de muitíssimo necessária, refreará sem dúvida algumas das emoções que o Camino agora provoca àqueles que o percorrem: um misto de atracção, adrenalina, medo e alguns sentimentos de loucura.


* * * UPDATE 2015 * * *

Em 2014 foi mesmo feita a reabilitação do Caminito del Rey, inaugurado no início de 2015.
Esta renovação incluiu a construção de um novo passadiço de madeira, por cima do antigo, com guarda corpos, painéis informativos e sinalização.
O Caminito continua a ser um poço de emoções, mas agora em perfeitas condições de segurança.

Mais informação aqui.

Sem comentários: