9 de janeiro de 2008

Em direcção ao SERTÃO

No ônibus das 7h partimos em direcção a Lençóis, numa viagem de 300km e 6h para o interior da Bahia.
Mais uma vez me apercebo da dimensão da favela que aqui é decepada pela auto-estrada e não deixa nem um espacinho livre nas colinas que rodeiam Salvador. As pessoas fazem a sua vida, passamos tão perto que vemos mulheres a lavar roupa e homens a preparar churrasco nas ruas íngremes. Tão íngremes que às vezes são sob forma de escadas.


A viagem prossegue e curiosamente, ao contrário do que eu pensava, o autocarro é super moderno, não há nem um grãozinho de poeira para me alegrar.

Ao longo do caminho vamos parando em várias cidades e vilas. A paisagem vai-se modificando, torna-se árida, desértica e menos acidentada. É uma zona que sofre com secas ano após ano. Uma espécie de farwest brasileiro que aqui se chama sertão e me faz imaginar rancheiros a cavalo saídos de uma qualquer novela brasileira que vi algures quando era miúda.

2 comentários:

Anónimo disse...

decididamente, vais escrever um livro de viagens, e ganhar rios de dinheiro...
olha, gosto de mapas, mas gosto mais de FOTOS...

Lou* disse...

Temos bastantes referências atravês das novelas. Que por vezes dá uma sensação familiar.
Mesmo assim o Brasil é um sitio que eu gostaria de visitar. Gosto de ver com os meus olhos.
Entretanto vou vendo com os teus olhos :)