2 de novembro de 2006

os DEUSES do Olimpo

O Início 
Os Titãs eram doze dos filhos dos primitivos senhores do universo, Ge, a terra e Urano, o céu. Urano queria destruir os seus filhos com medo que se tornassem mais poderosos que ele, mas Ge instigou-os à revolta. Cronos, o mais jovem, assumiu a liderança na luta contra Urano e usando uma foice oferecida por Ge, castrou o seu pai.

O sangue de Urano, ao cair na terra, gerou os gigantes e da espuma que se formou no mar, nasceu Afrodite. Cronos tornou-se rei mas foi advertido de que tal como tinha acontecido com seu pai, também ele seria destronado por um dos seus filhos. Deméter, Hera, Hades, Héstia e Poseidon foram devorados por Cronos assim que nasceram, mas quando Zeus nasceu, Réia, a mãe, deu uma pedra a Cronos que ele engoliu no lugar filho.
Entretanto Zeus cresceu em segurança numa caverna na ilha de Creta e ao atingir a idade adulta, enfrentou o seu pai de acordo com a profecia.

A primeira aliada de Zeus foi a titã Métis, deusa da prudência. Métis enganou Cronos, fazendo-o beber uma poção que o fez vomitar Deméter, Hera, Hades, Héstia e Poseidon, os filhos engolidos.

Armado com relâmpagos (oferta dos ciclopes) Zeus e os seus irmãos enfrentaram Cronos e os outros titãs. Do lado dos titãs, as operações foram conduzidas por Atlas.

Com a vitória, Zeus tornou-se rei absoluto dos Deuses e passou a governar o universo no Monte Olimpo, uma montanha mística que se estendia para além da terra. A Poseidon entregou o domínio sobre as águas e a Hades o reino do submundo. 
Atlas, por sua vez, foi condenado a carregar o peso do mundo nas costas para sempre.

Zeus (Júpiter) 



Zeus é o senhor do Olimpo, depois de ter destronado Cronos, o seu pai.
Representa a ordem e a vitória da humanidade sobre as forças selvagens da natureza. É ele que distribui o bem e o mal e governa toda a humanidade. O seu símbolo é o trovão e a águia.
Casou com Métis e Hera mas também é conhecido pelos seus múltiplos romances com outras deusas e mortais e pela arte de se bem disfarçar nessas alturas. Transformou-se num cisne para se aproximar de Leda, de quem nasceram Castor e Polux; da sua relação com a ninfa Leto nasceram os gémeos Apollo e Artemísia, e da mortal Alcmena o seu preferido, Hércules.

Hera (Juno) 



É a deusa protectora das mulheres casadas, dos nascimentos e dos lares. É irmã e esposa de Zeus, e mãe dos seus únicos filhos legítimos, os deuses Hefesto e Ares.
Também é conhecida pelos seus ciúmes dada a tendência para as relações extra-conjugais do seu esposo, e fez tudo para dificultar a vida a alguns, nomeadamente a Hércules.

Poseidon (Neptuno)



Poseidon é o poderoso irmão de Zeus e Hades a quem foi concedido o domínio sobre o reino dos mares. Utiliza um tridente para fazer tremer a terra e foi ele quem ofereceu os cavalos ao homem. É conhecido pela sua inconstância, pois tal como o mar podia mudar rapidamente de humor e mostrar-se ora calmo ora enraivecido.

Hades (Plutão)


Hades divide com os irmãos, Zeus e Poseidon, o domínio do Universo. Enquanto o primeiro detém os Céus e o segundo os Mares, Hades é o senhor do submundo, onde vivem os mortos. Era um deus muito temido e traiçoeiro. Aparece muitas vezes escoltado por um cão de 3 cabeças que guarda a passagem para o reino dos mortos de onde nenhum mortal conseguia voltar uma vez que tivesse entrado, excepto Hércules.

Deméter (Ceres) 


Primeira filha de Cronos e Réia, Deméter é a mãe Natureza e a deusa das colheitas. É a responsável pela mudança das estações. Teve uma linda filha que Hades decidiu raptar e levar para seu reino, Perséfone. Após o rapto de Perséfone, Deméter saiu à sua procura durante 9 dias e 9 noites, mas ninguém sabia onde estava a sua filha. 


Helios, o deus que vê tudo, contou-lhe o sucedido. Zeus ficou indiferente, pelo que Deméter saiu do Monte Olimpo, passou a viver na terra e decidiu que toda a natureza ficaria de luto pela perda da filha. Todas as plantas começaram a morrer e as pessoas começaram a morrer de fome. Zeus ficou preocupado e depois de tentar demover Deméter sem resultados enviou Hermes para conversar com Hades. Hades concordou em libertar Perséfone, mas deu-lhe uma semente de romã, que garantiu que ela voltaria para ele todos os anos. Assim, durante os 8 meses que Perséfone passava no Olimpo com a sua mãe as flores brotavam e toda a terra era coberta de verde, mas nos 4 meses que Perséfone passava no submundo, a sua mãe entrava de luto e com ela toda a Natureza. Todos os anos este ciclo se repete.

Atena (Minerva)


Atena é a deusa da inteligência e sabedoria, da indústria, dos ofícios e da guerra organizada. É filha de Zeus que decidiu engolir a sua primeira esposa Métis quando ela estava grávida de Atena, para que a criança não se tornasse mais poderosa que ele. Durante uma batalha
Zeus foi atingido por um raio na cabeça a deusa Atena sai de dentro da sua cabeça, adulta e armada, pronta para a guerra. É a padroeira de Atenas e a quem o Partenon foi dedicado. Na Odisseia, de Homero, é a protectora de Ulisses.

Apolo



Apolo é o deus da luz do Sol, da música, da poesia e da profecia, e ainda o protector das musas. É irmão gémeo de Artemísia, filho de Zeus e Leto. Representa o ideal grego de beleza masculina. Fundou o oráculo de Delfos, que dava conselhos aos gregos através das Pítias, sacerdotizas de Apolo. Também era adorado em Delos, onde nasceu.

Artemísia (Diana) 


Artemísia é a deusa da castidade, dos animais selvagens e da caça, da luz da Lua e das donzelas eternamente jovens. É irmã gémea de Apolo, era adorada em centros de culto um pouco por todo o mundo grego, sendo um dos maiores, o templo de Diana em Éfeso, uma das Sete Maravilhas do Mundo.
Na Ilíada de Homero, desempenhou importante papel na Guerra de Tróia, ao lado dos troianos.

Hefesto (Vulcano)


Hefesto é o deus do fogo e dos metais, filho de Zeus e Hera. Construiu inúmeros palácios de bronze e foi o autor da armadura de Aquiles. Segundo a mitologia, Hefesto era muito feio pelo que a sua mãe o lançou do alto do monte Olimpo. Foi recolhido por Tétis (mãe de Aquiles) e Eurínome, com as quais permaneceu durante nove anos. Segundo a lenda, as suas forjas estão no Monte Etna.
Para compensá-lo, por ser tão feio, Zeus ofereceu-lhe Afrodite como esposa.

Afrodite (Vénus)


É a deusa do amor e da beleza. Nasceu da espuma do mar. Era casada com Hefesto, o deus do fogo mas era-lhe infiel. É a mãe de Hermafrodito (com Hermes) e de Eros o deus do amor (com Ares). Foi a deusa escolhida por Páris (em detrimento de Atena e Hera) pois prometeu-lhe uma mulher que o amasse eternamente. Mais tarde Páris conheceu Helena e amor entre eles desencadeou a Guerra de Tróia.

Ares (Marte)


É o Deus da Guerra. Pai de Rómulo e Remo, que fundaram a cidade de Roma. Era mais adorado entre os romanos do que os gregos. Preocupava-se com a guerra e a batalha e era bastante agressivo. Segundo a lenda, Ares não era favorecido pelos seus pais, Zeus e Hera, mas era protegido por Hades, pois povoava o inferno com as guerras que provocava. Era amante de Afrodite com a qual foi surpreendido em adultério. 

Dionísio (Baco)


Era o deus do vinho, da fertilidade, da festa e da vida de depravação. É filho de Zeus e de uma mortal, pelo que foi alvo do ciúme de Hera, que matou a sua mãe e transformou o seu espírito. Assim, Dionísio vagueava pela terra, rodeado de sátiros.


Hermes (Mercúrio)


Filho de Zeus, tinha a função de mensageiro dos deuses. Usava sandálias com asas, um chapéu de abas largas, e segurava uma vara (caduceu) onde se enrolavam duas serpentes. Hermes era o protector dos ladrões, viajantes e mercadores.

1 comentário:

Anónimo disse...

Confirma-se! És ums exímia contadora de histórias :-)
C.